Cuidar como Jesus cuidou

19/05/2012 08:25

 

Cuidar como Jesus cuidou

Cilto José Rosembach

Durante o período da Quaresma, com o tema da CF “Que a Saúde se difunda sobre a terra”, refletimos sobre a importância de Cuidar. Cuidar da vida. Cuidar da saúde. Cuidar do planeta. Cuidar do enfermo. Cuidar do irmão, da irmã. Cuidar da missão. Enfim... CUIDAR.

Jesus é o maior Mestre na arte de cuidar. A sua missão foi movida pela prática do cuidado. Ele mesmo necessitou de cuidados. Maria e José, precisaram cuidar do recém-nascido, fugiram para o Egito, porque o rei Herodes queria mata-lo, cf. Mt 2,13-23. Aos 12 anos, quando foi com seus pais a Jerusalém, num pequeno descuido, perderam Jesus. Ansiosos e preocupados, retornaram a Jerusalém e o encontraram entre os doutores da lei. Ao ser interrogado, Jesus responde: “Não sabíeis que devocuidar das coisas de meu Pai?” (Lc 2,49).

Depois do Batismo, dedicou sua missão no cuidado dos pobres, oprimidos, necessitados, samaritanos, leprosos, viúvas e doentes (cf. Lc 4,18-19; 21,1-4; Lc 17,11-19; Jo 4,1-42; Mt 8,2-4; Lc 17.11-19; Lc 7,11-15; 20.45-47).

Jesus revelou à humanidade o Deus-cuidado. Ele cuida de cada cabelo de nossa cabeça, da comida dos pássaros, do sol e da chuva para todos (Mt. 5,45; Lc 21,18). Jesus mostrou cuidado especial com os pobres, os famintos, os discriminados e os doentes. Enchia-se de compaixão e curava a muitos.

Fez da misericórdia a chave de sua ética. É pela pratica da misericórdia que entraremos no Reino da vida; sem a misericórdia não há salvação para ninguém (Mt. 25,36-41). As parábolas do bom samaritano mostra o cuidado e a compaixão pelo caído na estrada  (Lc. 10,30-37) e a do filho pródigo acolhido e perdoado pelo pai (Lc. 15,11-32) são expressões exemplares de cuidado e de plena humanidade.

Jesus cuidou da ovelha perdida (Lc 15,4-7), cuidou da multidão faminta e convocou os discípulos a fazer... o mesmo (Mc 6,30-36, Jo 6, 1-14). Morrendo na cruz cuidou dos crucificados ao seu lado e cuidou de sua mãe, entregando-a aos cuidados de João, seu discípulo amado. (Jo 19,26-27).

Ao longo da história, muitas pessoas, que hoje chamamos de santos e de santas, exerceram a prática do cuidado, por exemplo: São Francisco, no beijo a um irmão leproso entendeu sua vocação-missão. A partir daí, cuidou ... as criaturas com amor de irmão. Santa Clara, entendeu sua vocação no cuidado dos pobres e doentes.

Hoje somos nós discípulos de Jesus, convidados e enviados para cuidar. Cuidar é um jeito concreto de amar. Quem ama cuida. Deixar se cuidar, que é mais difícil, também é um jeito de amar. Entendo que o fundamento de nossa missão é a prática do cuidado: cuidar da vida, cuidar do planeta, das pessoas, dos pobres, da saúde, dos valores humanos e espirituais, das famílias... Cuidar da espiritualidade, cuidar da missão que Deus nos confiou e, por fim, cuidar da morte. Cuidar da morte é dar sentido à vida. Quem não pensa na morte acaba banalizando a vida.

Onde reina o espírito do cuidado, surgem relações de confiança e de cooperação, se superam os constrangimentos. A boa energia que se irradia do cuidado, geralmente antecipa a cura.

Cuidar e deixar-se cuidar e exemplo de Jesus. Cuidar como  Ele cuidou

Voltar