Os dons do Espírito Santo

29/05/2012 22:14

 

 

Os dons do Espírito Santo

 

Estamos habituados a dizer: Vem, Espírito Santo com teus sete dons e doze frutos! Na verdade há um pequeno engano nestas palavras 7 e 12. Os dons não são numeráveis, são infinitos, como infinito é o Espírito que nos ilumina. Desceram línguas de fogo para queimar, aquecer a fustigar os dons que recebemos desde nosso Batismo, Crisma e cada Eucaristia. Cada missa é um novo Pentecostes.

 

O dom dos dons é o amor. O amor se identifica com o Espírito. O que Ele faz em nós é aumentar sempre mais este amor que é a sua presença. Interessante. Vemos as pessoas procurarem todos os dons. Não temos visto se preocuparem em receber o Amor que vai levar a por em prática o amor fraterno, sobretudo aos mais deserdados da vida. Quem ama a Deus ama também seu irmão. “Eu vim para as ovelhas perdidas da casa de Israel”(Mt 15,24). Vim para os que estão perdidos. Sem amor, todos os outros dons são frágeis e não produzem a fim para que foram doados. Somos responsáveis por estes dons.

 

Os sete dons (amostra dos infinitos dons) são aqueles indicados em Isaías 11,1-3. Serão os dons do futuro Messias. O dom da CIÊNCIA faz o cristão penetrar o mundo sob a luz de Deus, conhecer a Deus e vê-Lo em tudo, mesmo nos maiores males. O dom INTELIGÊNCIA leva-nos a penetrar as verdades reveladas por Deus, mesmo sem estudo, como também a compreender o sentido que Deus colocou em todos os seres. O dom da SABEDORIA oferece um conhecimento como sabor, ter gosto pelas coisas de Deus. Este sabor vem da experiência de Deus pois o salmo diz: “provai e vede com o Senhor é bom, gostoso” (Sl 34,8)

 

O dom do CONSELHO ajuda na tomada de decisões e ajudar na orientação prudente das pessoas. O dom da PIEDADE coloca-nos no relacionamento filial com Deus e fraternal com os irmãos, aprofundando a capacidade de entrega e doação.O dom da FORTALEZA consiste na fiel resistência nas dificuldades e coragem de empreender por Cristo o caminho da luta cristã. Requer paciência, perseverança, fidelidade. O TEMOR DE DEUS não implica medo, covardia. Significa o medo equilibrado de perder a Deus e ofendê-lo. Nasce do amor. “No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo” (1 Jo 4,18).

 

O Espírito Santo é doado a todos. Os dons igualmente são doados a quem o Espírito quer, isto é a todos. Nós cristãos, se temos o dom inteligência, vamos encontrar facilmente onde age o Espírito, mesmo fora da Igreja. Os dons não são privilégio de uma classe, mas provém da generosa graça do Espírito de derramar nos corações a abundância de seus dons.

 

 

FONTE: Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

Voltar